aula de jump
O Jump é uma das aulas mais populares das academias. O Jump consiste em um exercício aeróbico praticado em um mini trampolim ou cama elástica redonda.
Nas aulas, os alunos pulam neste mini trampolim fazendo uma série de movimentos diversificados e com intensidades variadas. As aulas são muito dinâmicas, podendo realizar desde coreografias até corridas estacionárias.
São aulas em grupos ao som de músicas animadas, deixando o exercício mais dinâmico, divertido e muito intenso.
Porém, pode se fazer exercícios no jump sem necessariamente participar de uma aula em grupo. Este tipo de exercício também é ótimo para aquecimento antes de outros exercícios na academia.
Benefícios da aula de jump
Confira abaixo os principais benefícios da Aula de Jump
#1 AS AULAS DE JUMP VÃO TE AJUDAR A EMAGRECER
Como falamos acima, o jump é uma modalidade aeróbica de alta intensidade, então promove um alto gasto energético. Alguns especialistas dizem que é possível gastar de quatrocentas até novecentas calorias em uma única aula.
O mais interessante é que, quanto mais você realiza as aulas de jump, mais pode perder caloria, já que vai criando certa habilidade em cima da mini cama elástica.
#2 AUMENTA A CAPACIDADE CARDIOVASCULAR
O jump também ajuda a aumentar a capacidade cardiovascular do corpo. Isso porque o coração, através de artérias e veias, transporta sangue e oxigênio para todo o corpo. Quando aumentamos a intensidade dos nossos exercícios, o sistema cardiovascular começa a trabalhar rapidamente.
Isso acontece porque o corpo precisa enviar cada vez mais oxigênio para as células, então o coração acaba bombeando cada vez mais sangue.
Após estar acostumado com exercícios de alto impacto, o sistema cardiovascular começa a trabalhar de modo para que o corpo não sinta tanto cansaço como na primeira vez. Ou seja, isso acontecerá se você realizar aulas de jump.
#3 TREINA A COORDENAÇÃO E O EQUILÍBRIO
Equilibrar-se em uma mini cama elástica já é um pouco difícil e requer a nossa atenção. Somado a isso, colocar exercícios físicos de alto impacto deixa o treino ainda mais difícil.
O interessante é que, enquanto você perde calorias, faz com que seu cérebro também se exercite: afinal você precisará de uma coordenação e equilíbrio para seguir os movimentos e coreografias.
Conforme você for adaptando a pratica ao seu cotidiano, o equilíbrio vai sendo aperfeiçoado.
#4 FORTALECE OS MÚSCULOS E TONIFICA O ABDÔMEN
Como a maior parte dos movimentos irá envolver os músculos inferiores (coxa, glúteo e panturrilha), esses músculos irão se fortalecer e até mesmo ganhar forma.
Já os músculos do abdômen servem para dar estabilidade ao corpo durante os movimentos. Ou seja, você acaba contraindo os músculos durante as aulas de jump, o que deixará ele tonificado e definido.
#5 EXERCÍCIO PARA O CORPO TODO
Mesmo que o impacto maior seja nos músculos inferiores, isso não significa que as aulas de jump não irão trabalhar o seu corpo como um todo. Durante as aulas, os professores fazem com que os alunos movimentos os braços, cintura e até mesmo a cabeça.
Por isso, você consegue fortalecer o restante dos músculos do seu corpo. E o melhor: sem perceber.
#6 NÃO MACHUCA AS ARTICULAÇÕES
Quando falamos em exercícios de alta intensidade, quem tem problemas nas articulações já sabe que não pode realizar a modalidade. Mas isso não acontece com as aulas de jump, já que o trampolim reduz o impacto aplicado ao joelho durante os exercícios.
Isso é bem interessante para quem tem problemas nas articulações dos joelhos e tem certa dificuldade ao correr. Afinal, você estará fortalecendo os músculos da perna sem comprometer a articulação.
#7 DÊ ADEUS PARA CELULITE
A celulite é um dos maiores incômodos para as mulheres. Os pequenos buraquinhos tendem a aparecer na região dos glúteos e cochas. Para quem não realiza nenhuma atividade física, a celulite acaba ficando mais aparente.
O jump pode ajudar nesse incomodo, já que trabalha a musculatura inferior. Fortalecendo essa região, a pele fica mais firme e forte, fazendo com que a celulite vá sumindo aos poucos.
Essa é uma dica bem bacana para quem quer ir para praia no verão, mas tem vergonha dos temidos furinhos de “casca de laranja”. E o melhor: sem nenhum procedimento cirúrgico ou agulhas.
#8 MAIOR DISPOSIÇÃO NO COTIDIANO
Quando você realiza atividade física, o seu corpo vai criando mais resistência. Após um tempo treinando, você começa a perceber que agora tem mais disposição durante o dia.
As aulas de jump, por envolverem exercícios aeróbicos, vão ajudar você a ter mais vontade de realizar as tarefas do cotidiano. Isso porque seu corpo vai criando resistência e disposição para as atividades que antes pareciam ser difíceis.
#9 AJUDA NA SAÚDE MENTAL
Provavelmente você já ouviu de muitos médicos que, ao realizar algum esporte, seu corpo libera endorfina, o hormônio da felicidade. Acima, também citamos que as aulas de jump ajudam a ter mais disposição.
Esses dois benefícios podem ser de grande ajuda para quem sofre de alguma patologia psiquiátrica. Seja ansiedade ou depressão, a sequência de exercícios vai fazer com que sua cabeça foque em apenas um momento: o presente.
O interessante é que o exercício também auxilia na prevenção de qualquer problema que interfira na saúde mental.
#10 MELHORA A POSTURA
Como o seu abdômen irá trabalhar muito para dar equilíbrio para o corpo, você deverá ficar com a coluna reta para conseguir ficar em cima do trampolim. Isso, a longo prazo, pode ser um benefício para quem sofre de problemas nas costas devido à má postura.
Geralmente, durante os exercícios, os profissionais ficam atentos à postura do aluno. Com um tempo, torna-se hábito deixar a coluna reta e os ombros para trás, afinal, você não pode cair da mini cama elástica.
É claro que existem mais do que dez benefícios ao realizar aulas de jump. Entretanto, esse artigo reuniu os motivos principais pelos quais você deve dar uma chance para o novo queridinho das academias. Ele pode ser um substituto para quem não gosta de musculação ou esteira, mas que precisa realizar algum tipo de atividade física.
Aliás, não existem restrição de idade para praticar o jump. A única restrição é que a sua saúde (principalmente cardíaca) precisa estar em bom estado. E aí, vamos começar a praticar?